Hablando del Camino

Dificuldade: média / alta

262 km pedalados

378 km até Santiago de Compostela

10 dias até o destino

19 de maio

Deixamos o Refúgio Acácio e Orietta logo cedo com destino a Cardeñuela Riopico. Um vilarejo encravado em meio às montanhas. O dia estava frio e uma garoa fina teimava em nos aborrecer.

O que nos chamava a atenção era que cada "pequeño pueblo" mais parecia uma cidade fantasma. Isso se agravou com a crise econômica dos últimos anos na Europa, criando um êxodo do campo para a cidade grande.

O tempo começava a dar sinais de melhora, com as nuvens abrindo espaço para a passagem do sol. Com isso, escolhemos a trilha de terra para pedalar.

Mais uma vez a paisagem estava deslumbrante. Plantações de trigo que mais pareciam tapetes verdes se estendiam até o horizonte. Com o vento, os pequenos pés de trigo bailavam em uma coreografia sincronizada. Sentíamos a benção do Criador neste momento, tamanha beleza desse espetáculo.

Aos poucos o frio do fim de tarde começava a deixar o nosso caminho mais difícil. Sem dizer que a trilha, em seu trecho final, estava dificílima, com pedras enormes para serem vencidas.

Felizmente chegamos bem ao destino, depois de muito esforço e dedicação.

Cardeñuela Riopico - Hontanas

Distância: 48 km

Dificuldade: média / alta

310 km pedalados

330 km até Santiago de Compostela

9 dias até o destino

20 de maio

Mais um dia duro. 58 km em cinco horas de pedal. Foi especialmente difícil, uma vez que pegamos vento contra em praticamente todo o percurso. O vento estava tão forte, que tirava a bike de linha reta.

Mas a história de hoje tem a ver com Allan. Um inglês que conhecemos no Refúgio do Acacio e Orietta e, como ele anda bem rápido e nós paramos muito para fotos, comer, etc, sempre nos encontrávamos pelo caminho.

- BRAZIL!

Ouvi ele gritar com seu habitual bom humor ao nos ver perto da Catedral de Burgos. Ele estava em um restaurante, com mesas do lado de fora.

Pausa nesta história.

A Catedral de Burgos é um capítulo totalmente a parte. Estilo gótico incrível e restaurada à exaustão, é um monumento à força da igreja da idade média. Começou a ser construída em, pasmem, 1.200! Trezentos anos antes do descobrimento do Brasil.

Voltando ao Allan.

Estávamos preocupados em como fazer a visita à catedral e deixar as bikes acorrentadas e abandonadas em algum lugar.

- Pode deixar que eu olho as bikes. Disse Allan.

Ficamos felizes e fizemos a visita com tranquilidade.

Ao retornar da visita, resolvemos almoçar com ele. Ele mencionou que era seu aniversário e que estava oficialmente aposentado. Sessenta e cinco anos e ainda com disposição para fazer o caminho.

Ele estava um pouco triste por passar seu aniversário sozinho. Então decidimos fazer uma surpresa: compramos um pedaço de torta de maçã e, como não tinha vela, improvisamos com um canudo de refrigerante mesmo. Saí do restaurante cantando “HAPPY BIRTHDAY TO YOU” bem alto. Imagine a cara dele! Ficou emocionado e muito grato e nos abraçou com muito carinho.

Essa é mais uma fantástica história do caminho.

Hontanas - León

Distância: 150 km de carro

Dificuldade: indisponível

310 km pedalados

330 km até Santiago de Compostela

8 dias até o destino

De 21 a 23 de maio em León

21 de maio

Hoje foi um dia frustrante para nós. Em plena primavera está chovendo muito e faz um frio totalmente fora de época. Hoje pela manhã fez 4 graus e com muita chuva.

Fomos ingênuos e não viemos preparados para tanto frio e chuva, afinal é primavera aqui. Então resolvemos não arriscar e decidimos pegar um transporte até León, pois é a cidade que nos daria a estrutura necessária para nos preparar pelo que vem pela frente.

Alguns ciclistas mais experientes do que nós também pararam, pois não era aconselhável seguir. Além disso, as nossas bikes estavam precisando de manutenção mais pesada. Regulagem de câmbio, rodas tortas, pastilhas de freio, etc.

Segundo a meteorologia, ainda terá chuva, vento e muito frio pelos próximos três dias. Depois disso tende a melhorar. Vamos ver.

Já rodamos 310 km em vários tipos de terrenos e por longas horas. Fisicamente e mentalmente estamos bem. Mas ficamos chateados porque passaríamos por cidades importantes, como Sahagún, que é a cidade que está exatamente no meio do Caminho e é muito tradicional justamente por isso.

Vamos em frente, firmes no propósito, até onde achamos que podemos seguir sem correr riscos desnecessários, pois o Caminho é para reflexão e contemplação e não para penitência.

Ficamos hospedados no Parador de León (Hostal de San Marcos). Trata-se de um hotel instalado em uma edificação do século XVI, que nasceu como um convento-hospital para cuidar dos cavaleiros da Ordem de Santiago, que lutavam nas frentes de batalhas da reconquista dos territórios Ibéricos, frente aos árabes invasores.  Um lugar fantástico!

León - Astorga

Distância: 52 km

Dificuldade: baixa

362 km pedalados

278 km até Santiago de Compostela

6 dias até o destino

23 de maio

Estamos agora em Astorga, que é uma cidade belíssima. Ficamos muito impressionados com sua beleza e simplicidade.

Além da maravilhosa catedral, Astorga ainda abriga mais uma obra prima o Palácio Episcopal de Gaudí. Em 1.860 esta "casa" foi a encomenda de um bispo à Gaudí. Nunca foi habitada pelo bispo, pois este morreu antes da finalização da construção. A casa hoje é um belíssimo museu.

CATEDRAL DE ASTORGA

Trata-se de um belo exemplar de uma catedral gótica. Só achei estranho que as torres da fachada principal fossem tão diferentes do estilo gótico.

Depois da visita, aprendi que ela começou a ser construída no século XV em estilo gótico (nave e capelas), mas nos séculos posteriores (século XVIII) a fachada foi feita no estilo barroco. Isso era relativamente comum, já que construções como essa levavam séculos para ficarem prontas. Compare com as torres da catedral de Burgos e verá a diferença.

52 QUILÔMETROS ATÉ ASTORGA

Apesar da aparente tranquilidade que o mapa apontava, com retas e poucas subidas, tivemos a companhia constante do amigo vento contra. Só não pegamos o dito cujo quando estávamos sentados no restaurante. A velocidade média foi de 10 km/h. Baixíssima se levarmos em conta que fomos pela estrada.

Mas duro mesmo será o dia de amanhã, quando vamos encarar a subida da Cruz de Ferro. Esse sim será um belo desafio, não o último, mas um desafio importante.

Astorga  - El Acebo

Distância: 39 km

Dificuldade: alta - Cruz de Ferro

401 km pedalados

239 km até Santiago de Compostela

5 dias até o destino

24 de maio

Estávamos temerosos com este trecho. Saímos de uma altitude de 800 metros para 1.504 metros. Ficamos tão preocupados que mandamos entregar os alforjes no albergue, para pedalarmos mais leves.

Porém, haviam longas subidas com pouca inclinação, que não oferecem grande problema aos bicigrinos. Os peregrinos tiveram muito mais trabalho do que nós. Subimos praticamente todo o trecho pedalando sem grande esforço.

O momento emocionante do dia foi depositar no pé da famosa Cruz as pedras que trouxemos do Brasil e que foram enfeitadas por nossa filha.

Como simbolismo, muitos peregrinos carregam suas próprias pedras para serem depositadas lá. Essas pedras significam as dificuldades que os peregrinos deixam na cruz para, daí em diante, serem novas pessoas, com nova atitude de vida. Rezamos por todos aqueles que amamos e queremos bem.

Amanhã teremos um trecho relativamente tranquilo. Basicamente um "descanso" de quase 60 km, com boa altimetria. Em seguida, subiremos o Cebreiro, saindo de 600 metros para 1.320 metros, em apenas 8 quilômetros. Quase uma escalada!

El Acebo - Vega de Valcarce

Distância: 56 km

Dificuldade: média

457 km pedalados

183 km até Santiago de Compostela

4 dias até o destino

25 de maio

A companhia ideal para o caminho da vida. Não tenho palavras para descrever a sensação de estar quase chegando à Santiago. Mas o que mais me encantou nessa aventura, foi a deliciosa convivência com a Alessandra.

Estamos vivendo dias de plena alegria. Rimos muito, fazemos piadas um com o outro e, quando tomamos vinho então, nem fale! Certeza de riso farto e diversão!

Esse é o maior legado dessa viagem. E se vocês estavam esperando que encontraríamos algo transcendental, místico ou religioso, lamento decepcioná-los. Reencontramos a felicidade num sanduíche dividido, no carinho depois de um dia puxado de pedal, na cumplicidade do cansaço e do dever cumprido, já pensando nos próximos quilômetros. E aí realizamos que Deus está presente nestes momentos. Simples mas verdadeira constatação.

Precisava viajar para tão longe para descobrir isso? Ora, aqui somos só eu e ela. Cultura e idioma diferentes, horas de conversa e a aceitação dos limites de cada um. Isso vale uma vida juntos.

Alessandra, obrigado pelos quilômetros maravilhosos que estamos rodando juntos. Que possamos esbanjar saúde e alegria para criar nossos filhos e lembrar dessa aventura para sempre.

CASTELO MEDIEVAL DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS

Hoje o caminho nos levou até Ponferrada, cidade que abriga o Castelo dos Templários, que teve sua construção finalizada em 1.283. A ordem dos Cavaleiros Templários nasceu no século 12. Entre outras atribuições, os cavaleiros protegiam os peregrinos durante o Caminho de Santiago. Foi muito legal conhecer mais sobre estes notáveis cavaleiros