top of page

Dicas para Bicigrinos

Este espaço é destinado especialmente aos Bicigrinos, porém os Peregrinos também devem ler, pois reúne boas dicas que vivenciamos ao longo da preparação e durante a nossa peregrinação. É um espaço democrático que pode - e deve - ser alimentado por todos aqueles que têm uma informação relevante para quem vai cruzar os mais de 800 quilômetros do Caminho Francês ou qualquer outro caminho que leve a Santiago. 

 

Observações

- Não há uma cronologia ou lógica no texto abaixo. Leia sem pressa e "caminhe o caminho" antes de chegar à Espanha.

 

- Os links encontrados abaixo são meras referências para você iniciar a sua busca. Não nos responsabilizamos pelas indicações ou sugestões. Funionaram para nós, mas podem não funcionar para você. 

 

- Na página Downloads e Links têm muitas tabelas e textos para você ler. Aproveite.

 

 

Quer colaborar?

Clique aqui e mande sua dica. Ela será incluída nesta página. 

DICAS E EXPERIÊNCIAS

 

CHEGAR LÁ

Optamos por fazer o Caminho por nós mesmos e carregando nossos pertences, já que tudo é muito bem organizado por lá. Mas há quem utilize serviços específicos como carros de apoio ou o de transporte que entregam as mochilas ou alforges no albergue de destino. O importante é fazer da melhor maneira para você. Outro ponto importante é estar bem preparado fisicamente. Levamos 4 anos nos preparando. Fizemos muita musculação para as pernas, pedalamos muito e fizemos muitas trilhas de bike, inclusive com o alforge, para aprender a pedalar pesado. Precisa de, no mínimo, um ano de boa preparação. Levamos mais tempo porque queríamos ter a certeza que chegaríamos inteiros até Santiago e voltar de lá inteiros também. Por termos filhos adolescentes e pais idosos, todos os períodos tiveram de ser bem casados. Mas isso varia para cada pessoa. Não me arrependo do tempo e da musculação, spinning e tudo que fizemos. No final, não tivemos lesões e chegamos muito bem em Santiago.

 

TAXI EM PAMPLONA PARA RONCESVALLES OU SAINT JEAN PIED DE PORT

Decidimos por sair de Roncesvalles. Então usamos o serviço de táxi de uma pessoa chamado Pedro. Ele foi atencioso e nos ajudou muito com o vai e vem da Decathlon, Correio, etc.  Taxista Pedro: Celular: +34 639 940 084 e e-mail: pgsj334@hotmail.com

 

Também tem o Juan, que foi muito bem recomendado. Ele não podia nos ajudar no dia de nossa chegada e indicou o Pedro. Ele usa Whatsapp, o que ajudou muito no contato com ele. Taxista Juan: Celular +34 689 800 152 e e-mail: info@taxinavarra.com

 

CAUTELA E CALDO DE GALINHA NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM

O Caminho de Santiago é perigoso sim. Não pense você que se trata só de uma rota turística. São muitos trechos difíceis, onde muitas vezes você precisa empurrar a bike por longos trechos ou até mesmo carregá-la. Não subestime o Caminho, pois "ele" pode tirar você "dele". Eu quase me dei mal com uma queda, simplesmente por me achar plenamente preparado (e estava). Mas a o excesso de confiança pode nos cegar e estragar uma das aventuras mais incríveis que uma pessoa pode viver.

 

ESTUDE O CAMINHO

Estude, leia, veja filmes, pesquise. Procure o filme The Way (saiba mais aqui). Curta o conhecimento sem pressa, pois só assim você vai entender o que é preciso para você fazer o SEU Caminho. Acompanhe o grupo Caminho de Santiago no Facebook (clique aqui).

GUIA CAMINO DE SANTIAGO EN BTT

Este é um guia de bicigrino que compramos em Logroño, durante o Caminho. Ele informa trecho a trecho qual é a melhor opção de fazer o caminho em bike. Se é transitável ou não, quando pegar a estrada e quando voltar para o caminho. Tente comprá-lo e leia com atenção a cada dia do Caminho. Vale muito a pena. 

ALFORGES

Levamos alforges de 65 litros (fotos), mas não completamente cheios. Acomodamos muito bem nossas bagagens, principalmente o saco de dormir na mochila. Leve ou reserve um pequeno espaço no alforge para guardar o lixo. Precisamos preservaro Caminho.

 

Use alforges que se encaixem no bagageiro por pequenas presilhas (dá para ver nas fotos). Muito mais fácil de tirar e colocar na bike. São mais caros, mas faz toda a diferença quando você está muito cansado e ainda tem que ficar mais de 15 minutos desamarrando os alforges. 

 

Resista bravamente em "completar" espaços vagos nos alforges. Cada grama a menos no peso fará a diferença nas subidas como da Cruz de Ferro e do Cebreiro. Alforge com até 5kg é o ideal. O meu tinha quase 8 kg. Não sofremos tanto assim, mas quanto mais leve melhor.

 

Comprei meus alforges no e-bay. Paguei um preço justo, mas demorou muito para chegar (4 meses!), pois vem direto da China. Clique aqui e veja o anúncio no e-bay (em inglês).  No Mercado Livre, clique aqui.

LEVE A SUA BIKE

Levamos as bikes do Brasil. Preferimos fazer um Bike Fit e deixá-las apropriadas para o nosso biotipo (altura, tamanho de braço, etc). Fizemos na Anderson Bikes. Sugiro ainda uma bike com freio a disco (cabo e não hidráulico, para facilitar a manutenção). O freio tipo V Brake (freio convencional) é mais fácil de se fazer a manutenção, mas não acredito que freie tão bem quanto o freio a disco. Você terá de encarar algumas descidas bem difíceis, por isso avalie bem. Coloque também o "pezinho", para manter a bike em pé. Ajuda muito quando não há local para encostar.

 

Você precisará de um bike bag ou mala bike para levar a bike. Clique aqui e veja exemplos.

 

Se não sabe montar a bike, monte na Decathlon em Pamplona. Procure não levar muito tarde lá, pois eles são bem chatos. Tive que convencer o rapaz a montar no dia que chegamos. Lembre-se de não falar "montar a bike", mas sim dizer que é só "colocar e rodas e ajustar". Se não eles acham que é montar tudinho mesmo e vão se recusar a fazer.

 

Se vai levar a sua bike, lembre de levar a nota fiscal dela, para não pagar imposto. Se comprou a bike fora do Brasil, leve o papel de pagamento de imposto da Polícia Federal brasileira. 

 

Um truque bem legal é fazer o "freio de mão" da bike. No Cebreiro, descansar e segurar a bike com os freios acionados é muito chato. Então, pegue uma câmara de ar de bicicleta, corte ela em anéis de 2 centímetros de largura e use isso para manter o freio acionado nas subidas / descidas enquanto descansa. Faz um ótimo par com o pezinho. Veja as minhas fotos na subida do Cebreiro que você vai ver o "freio de mão" em ação!

 

Nem todos os albergues aceitam bicicletas. Proure se informar antes para evitar problema. Na página Downloads e Links tem muitos guias à disposição.

 

DESPACHO DE MALAS PARA SANTIAGO

Você pode despachar para Santiago de Compostela suas malas convencionais de viagem (se tiver) pelo serviço de correios da Espanha. Custa em média 20 euros por mala grande e você retirará na agência do correio de Santiago (fantástico). Mas para isso, a mala precisará estar embalada em plástico. Uma boa dica é levar um saco de lixo preto e de plástico forte, um rolo de fita adesiva transparente e embalar lá mesmo, antes do envio. Esqueceu o plástico e a fita? Vá ao mercado mais próximo, compre a fita adesiva e alguns rolos de plástico para embalar comida e "enrole" a sua mala antes do envio. Como não sabíamos que seria preciso embalar a mala, improvisamos assim e deu certo!

 

O alforge está pesado? Levou coisas a mais que são desnecessárias? A cada cidade faça um pacote do que é excesso e envie para Santiago.

UM BOM TÊNIS DE CAMINHADA

Compre um tênis de caminhada muito bom e tenha a certeza que ele é específico para isso. Apesar de ir de bike, você vai caminhar muito empurrando a bike em terrenos muitas vezes difíceis. Não leve um tênis simples de corrida, que tem pouca aderência na terra. Compramos um tênis Gorge C2 da Thimberland muito bom e com ótimo custo benefício. Além de ter uma sola ótima para terrenos acidentados, encaixa-se bem no pedal. Procure o que melhor se adaptar ao seu propósito. Clique e veja um exemplo.

50 KM POR DIA

Nossa média diária ficou em torno de 50 km por dia. Mais quilômetros, você passará muito rápido pelos lugares e menos ficará muito curto cada trecho, aumentando muito a quantidade de dias. 

 

Calcule sua rota para pedalar menos nos três primeiros trechos (adaptação) e mais quilômetros nos demais. Fizemos o caminho em 16 dias, mas havia bicigrinos fazendo em 10 dias. Não vale a pena seguir de bike só "comendo asfalto". Pare, visite, curta, experimente. Essa é o sentido do Caminho.

 

PEDRA PARA DEPOSITAR NA CRUZ DE FERRO

Leve uma pedra para ser depositada na Cruz de Ferro. Ela simboliza os problemas que você vai deixar para trás, a fim de se tornar uma pessoa melhor. Mas não precisa ser uma pedra muito pesada ou grande.

 

ROUPAS NA MEDIDA CERTA

Leve pelo menos uma calça comprida de ciclista com gel atrás. Tivemos que comprar na Decathlon de León, se não congelaríamos pela manhã. Impossível pedalar com calça normal (aquela tipo calça-bermuda).

 

Não use calcinha ou cueca com bermuda de ciclista. Use a bermuda direto, pois isso evitará assaduras. Leve um tubo grande de Bepantol ou Hipoglós. Use preventivamente pela manhã antes de sair e a noite, depois do banho. 

 

Programe para lavar a roupa a cada dois ou três dias, pois os albergues cobram caro pelo serviço (até quatro euros por lavagem).

 

Leve roupas do tipo dry fit. Secam muito mais rápido e são bem leves.

 

Leve casacos corta vento e também os impremeáveis (um de cada). Certamente farão a diferença. Não é possível usar o casaco impermeável como corta vento. Fica insuportavelmente quente, quando não há chuva para resfriar.

 

Leve óculos para pedalar. Procure aqueles que são mais fechados nas laterais. A função não é só proteger do sol, mas de galhos, bichos, pedras e poeira. Levamos um que tem diversas lentes, para sol, chuva, etc. Não levamos o kit completo por conta do peso. Só o óculos e duas lentes. Veja exemplos clicando aqui.

 

Não esqueça de levar dois tipos de pares de luvas: um par de "meio dedo" e outro de "dedo inteiro". Isso porque se esfriar demais, você usará a de dedo inteiro. Uma boa dica é levar também um par de luvas de silicone (tipo médica). Nós usamos porque o frio nas decidas era insuportável e os dedos congelavam. Coloque a luva de silicone e depois a luva de dedo inteiro por cima. Seus dedos agradecerão. Compre luvas de boa qualidade para não rasgarem. 

 

Um gorro fino é muito importante para usar com o capacete se for preciso. A cabeça congela com o vento.

 

Veja a lista do que levar na página de links e downloads.

 

TOALHA FRALDA PARA SECAR DEPOIS DO BANHO

Compre duas toalhas fraldas - aquelas de secar bebês - e leve para uma costureira juntar as duas. Você terá uma toalha suficientemente grande para se enrolar nela (pense nos banheiros frios dos albergues), além de secarem rápidamente e serem leves.

 

TRAVESSEIRO INFLÁVEL

Essa foi uma ótima ideia. Alguns albergues não oferecem travesseiros e outros tem uns muito baixos. Muito útil.

 

CANGA DE PRAIA

Sabe aquela canga de praia bem leve e versátil? Nós levamos e foi ótimo. Você pode usar como fronha nos travesseiros dos albergues.

 

EFEITO CEBOLA

Sair com oito graus do albergue não é fácil. Você acaba colocando um pouco mais de roupas. Então, não se preocupe em tirar e colocar a roupa várias vezes durante o Caminho. É normal. 

 

SACOS TIPO ZIP (COM FECHO) PARA AS ROUPAS E MAIS

Coloque a bagagem do alforge (roupas e demais) em sacos tipo zip, já separadas por categorias. Além de organizar tudo, ajudará a proteger da chuva, mesmo o alforge estando com capa. Além disso, há o pó da terra do Caminho. Suas roupas ficarão sempre secas e limpas. Para tirar o ar e deixar as suas roupas quase embaladas à vácuo, basta sentar sobre o saco e fechar. 

 

NÃO SUBESTIME A METEOROLOGIA

Melhores épocas do ano para se fazer o Caminho de Santiago: final da primavera / início do verão ou final do verão / início do outono. Não faça o caminho no inverno ou no verão, pois será muito penoso. Mas lembre-se: a primavera e o outono da Espanha são diferentes do nosso. Pegamos uma frente fria que derrubou a temperatura para quatro graus. Não seja ingênuo como nós fomos. Leve pelo menos um uma blusa (para usar por baixo do corta vento) e uma calça de ciclista quentes. Prevenir é melhor do que remediar em Euro.

 

CHIP PARA CELULAR: INTERNET E MAIS

Compre um chip local na Espanha (compramos um da Orange e foi ótimo). Os pacotes são bem atrativos e você vai precisar do celular para reservar e cancelar os albergues. Digo cancelar porque poucas pessoas fazem isso. Os albergues tem poucas camas e ficar com uma vaga em aberto pela falta do peregrino é péssimo para o dono do albergue. Se for atrasar você deve ligar avisando, caso contrário, ficará sem sua cama no albergue. Além disso, poderá fazer postagens de fotos, falar com o Brasil (custo bem barato) e ter ainda o serviço de mapas do celular, o que é ótimo quando se quer ver se está na direção certa.

 

ALBERGUES

Optamos por ficar nos albergues privados. Os públicos são mais baratos, mas a estrutura é muito pior. Sugiro que você fique no albergue público em Roncesvalles, Burgos e León. Os demais, preferimos ficar nos privados mesmo. Mas vale estudar caso a caso porque perdemos um pouco do contato com os peregrinos e alguns jantares comunitários, mas ganhamos em conforto. São escolhas que você vai ter que fazer.

Veja a lista de albergues na página de links e downloads.

 

SEGURO VIAGEM

Optamos por fazer pela World Nomads. Muito melhor e com coberturas bem mais vantajosas. Mas não tem atendimento em português. Então sugerimos fazer este seguro somente se você tem conhecimento no idioma inglês. Vantagens: oferece muito mais coberturas, maior capital segurado e você pode incluir no seguro sua bike, celular, câmera fotográfica, etc (desde que você tenha as notas fiscais que comprovem a compra do produto). Como eu tinha as notas das bikes, inclui elas no seguro por um pouco a mais. Valeu a pena em relação ao seguro oferecido pelas seguradoras no Brasil. Compare e comprove.

 

PROTETOR SOLAR

Lembre-se de levar o protetor. Mas leve somente um daqui e compre os demais lá na Espanha. Você não vai querer ficar com os braços queimados e as mãos brancas por causa da luva, não é? 

 

LANTERNA PEQUENA

Leve uma lantern pequena, de preferência aquelas sem pilhas (auto-recarregáveis). Você vai precisar usar isso quando o albergue apagar as luzes. Você também pode usar o celular.

 

ADAPTADOR DE TOMADA

Lembre-se de levar um adaptador de tomada. O padrão espanhol de tomada é o de pino redondo. Veja aqui o modelo.

 

SE VOCÊ É UM PEREGRINO, OBTENHA VANTAGENS ESPECIAIS

Por ser peregrino você tem vantagens especiais. Tem descontos para visitação de monumentos, poderá usufruir do menu do Peregrino nos retaurantes, descontos em estadias nos hotéis do Caminho. Por isso, lembre sempre de perguntar se há benefício para peregrinos. MAs, só para lembrar, o desconto vale apena no Caminho de Santiago.

 

BANDEIRA DO BRASIL

Item mais que importante! Levar a bandeira do seu país é sensacional! Primeiro porque damos a chance dos brasileiros do caminho nos reconhecerem e nos abordarem. Segundo porque todoo mundo gosta do Brasil. Constatei isso, porque todos gritavam BRASIL, ou faziam brincadeiras. Muito, muito legal. Compramos duas bandeirinhas daquelas que tem uma haste para prender nos vidros dos carros. Ficaram perfeitas nos alforges. 

 

GRITAR PARA NÃO ASSUSTAR: IMPORTANTÍSSIMO

Nós, Bicigrinos, temos outra dinâmica de se fazer o Caminho. Na maioria das vezes somos mais rápidos nas retas e descidas (nas subinas perdemos feio, porque temos mais peso para empurrar). Cada Peregrino está no seu próprio mundo, refletindo e aproveitando o Caminho. Por isso, siga estas dicas e faça do seu Caminho um momento prazeiroso para você e os demais. Tivemos uma péssima experiência e cheguei a cair de lado com a bike quando dois idiotas (não são Bicigrinos, são idiotas) passaram por nós como dois malucos. 

 

1) Ao avistar os Peregrinos, diminua muito a velociadade para evitar acidentes. Não pense só em pedalar, pedalar, pedalar. Eu desembarquei da minha bike inúmeras vezes nesses momentos para falar com os Peregrinos e aprender mais sobre o mundo.

 

2) Grite sempre "BUEN CAMINO". Assim você avisa que está passando, mesmo em baixa velocidade. Será bem simpático e dará tempo suficiente para os Peregrinos "recobrarem a consciência". Não é brincadeira. As pessoas se desligam completamente quando caminham. Tenha cuidado com o próximo.

 

3) Sempre que alguém lhe desejar "BUEN CAMINO", retribua também. É incrível, mas renova a força que você precisa para atingir seu objetivo diário.

 

4) Você ainda pode levar um apito ou uma buzina de bike. Mas ainda acho que fica bem mais gentil falar "BUEN CAMINO" do que to "prrriiiiiii" do apito e o "trim, trim, trim" da buzina.

 

REDE PARADORES: VALE A PENA FICAR PELO MENOS EM UM DESSES INCRÍVEIS HOTÉIS

A Espanha reforma prédios históricos para transformá-los em hotéis de luxos há décadas - uma ideia criativa que ajuda a preservar todas as estruturas antes decadentes ao mesmo tempo em que gera renda em algumas das áreas mais remotas do país. Atualmente, há 93 prédios públicos que fazem parte da cadeia Paradores de Turismo de España, sendo a maioria monastérios antigos, castelos medievais e fortes mouros. Cada um tem suas peculiaridades e todos são espetaculares. Fiquei em dois deles:

 

Parador de León (Hostal de San Marcos de León): começou sua construção no século XVI, para abrigar a sede da Ordem Militar de Santiago, no oeste da península, é um edifício monumental! Você viverá de perto toda a sua história! Veja imagens aqui.

 

Parador de Reis Católicos de Santiago de Compostela: essa hospedaria do fim do século 15 foi construída originalmente como local de descanso para peregrinos, pecadores e penitentes que percorriam o Caminho de Santiago. Dizem que é a mais velha do mundo; pode não ser, mas com certeza é uma das mais belas. FIca ao lado da Catedral de Santiago de Compostela. Veja imagens aqui.

 

MONASTÉRIO BENEDITINO DE SAMOS

É um dos mais importantes monastérios da Europa. Fica entre Tricaastela e Sarria. Não perca a vistia que acontece diariamente a partir do meio dia. Imperdível. Veja imagens do monastério aqui.

 

AULAS DE ESPANHOL PREPARATÓRIAS PARA O CAMINHO

ACACS-SP - Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela. Além de aprender espanhol, você ainda terá o conhecimento do Jorge, que também é peregrino no Caminho. Para mais detalhes sobre os cursos, clique aqui.Uma fatia de queijo por favor? Estou com bolhas no pé esquerdo! Meus joelhos doem! Em qual albergue você está? Que horas são? Tudo isso você vai aprender nas aulas ministradas pelo mestre da arte do Caminho e no idioma espanhol Jorge Cáceres, na 

 

BRASILEIROS NO CAMINHO

Muitos brasileiros se dedicam ao Caminho de Santiago, abaixo listamos dois albergues que você não deve deixar de ficar:

 

1) REFÚGIO DO ACÁCIO E DA ORIETTA: NÃO PERCA!

Ele é brasileiro (Acácio) e ela italiana (Orietta). Fica em Vilória de Rioja e é maravilhoso! Simples, acolhedor e com jantar comunitário muito legal. Quando ficamos lá, jantamos uma feijoada feita pela Orietta. O que dizer...Mas precisa reservar com atencedência, pois é muito disputado: só dez camas.

 

Contatos

Fones: (0034) 947-585 220  /  (0034) 679-941 123
Site: www.peregrinando.org  /  SKYPE: acacio.paz
E-mail : acaciodapaz@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/acacio.dapaz?fref=ts

 

2) CASA RURAL SAN NICOLAS

Mara e seu marido José Luiz se encantaram com o Caminho de Santiago e resolveram se dedicar à hospitalidade dos peregrinos.
A Casa Rural San Nicolas fica em Molinaseca, um dos pueblos mais bonitos do caminho, com o Rio Meruelo e sua piscina natural. Recebem peregrinos e bicigrinos com a hospitalidade típica brasileira com arroz e feijão 

 

Contatos

Casa Rural San Nicolas

Calle La Iglesia, 43

Molinaseca 

Fones: (0034) 630-111 846 e (0034) 645-562 008

 

ALFORGE OU MOCHILA PESADOS DEMAIS?

Use o serviço da Jacotrans, que leva o alforge ou mala de um local a outro no caminho. Usamos esse serviço 3 vezes: no O Cebreiro, na Cruz de Ferro e no último trecho até Santiago. Custa em média 9 euros cada trecho, mas vale a pena na hora de aliviar peso nas longas subidas. Se não tivéssemos usado o serviço no último trecho até Santiago, teríamos ficado com todas as roupas molhadas! Foi uma escolha sábia pelo casaço mas uma sorte e tanto, porque não prevíamos tanta chuva.  www.jacotrans.com

© 2014 por MARCELO e ALESSANDRA. Criado com Wix.com

bottom of page